Cultura na Mão: a agenda cultural do Distrito Federal a um clique

A Diferente Arte, em parceria com a Agenda Cultural Brasília, disponibiliza a versão beta do Cultura na Mão, aplicativo que vai ressignificar a divulgação da arte e da cultura que é produzida e consumida no DF. O objetivo é criar um benefício de mão dupla para agentes culturais, que poderão inserir gratuitamente seus eventos, diretamente pelo aplicativo, e também para o público final, que vai poder identificar, através do celular, quais as atrações que estão acontecendo próximas à sua localização.

A ideia partiu de Victor Ziegelmeyer, músico articulador de ideias e artistas, que percebeu, ainda em 2016, que não havia uma ferramenta que centralizasse todos os eventos que estavam acontecendo na Capital Federal e que pudessem ser facilmente acessados. Em parceria com Marcelo Fonteles, Diretor da Agenda Cultural Brasília, surge o App Cultura na Mão.

Para Fonteles, a convergência com a Diferente Arte foi bastante natural. “A Agenda Cultural Brasília já aplica o conceito de espaço digital auto-gerível, onde os próprios agentes e produtores culturais cadastram e divulgam, gratuitamente, os seus eventos, como também foi pensado para o Cultura na Mão”.

O grande diferencial, entretanto, está no alcance que essa ferramenta pode proporcionar na revelação da cena cultural brasiliense que tem pouco espaço de divulgação na grande mídia, onde ocorrem os saraus, as serestas e outros eventos de pequeno porte, mas de grande expressão artística e de grande atratividade, que serão estimulados a serem divulgados no aplicativo.

REGIONALIZAÇÃO

“A Diferente Arte imprime uma característica de regionalização em seus trabalhos e gosta de privilegiar ações nas regiões administrativas. Nesse primeiro momento, faremos o lançamento da versão beta do Cultura na Mão com a macrorregião do Núcleo Bandeirante. Como estamos na pandemia, este será um lançamento meio ‘horizontalizado’, em que nós mesmos vamos começar a levantar a cena local e trazer para o app, incentivando a classe artística a utilizar esse mecanismo de divulgação. A expectativa é que, depois que esse período mais restritivo tiver passado, haja a verticalização no processo e os artistas e agentes culturais cadastrem seus próprios eventos. E, no lançamento da versão final, já contaremos com uma panorâmica cultural de toda essa macrorregião do Núcleo Bandeirante, cadastrada e com capacidade de ser acessada”, explicou Ziegelmeyer.

O Cultura na Mão é um projeto inovador, financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, que se vale das tecnologias móveis para promover e ampliar o acesso à cultura do DF, criando um hub cultural entre as regiões administrativas.

A versão beta do aplicativo está disponível no formato de APK no site da Agenda Cultural Brasília [www.agendaculturalbrasilia.art.br].

Em breve, a versão final do Cultura na Mão poderá ser baixada para Android e IOS diretamente no celular.

O APP Cultura na Mão conta com Parceria da Agenda Cultural Brasília

#AppCulturanaMão

Compartilhe este conteúdo: