Projeto Arte Ocupa finaliza a 3ª edição com exposições de arte e apresentação de Canto Coral

Iniciativa traz impactos positivos na recuperação de pacientes e no atendimento a pessoas com deficiência visual e Síndrome de Down

Foto: Lyanna Soares

As oficinas gratuitas de artesanato, música e artes plásticas realizadas no Projeto Arte Ocupa serão finalizadas nos próximos dias 27 e 30/09, com exposição dos trabalhos produzidos durante os três meses de curso e apresentação dos alunos de Canto Coral. O Arte Ocupa está no terceiro ano de realização e traz impactos muito positivos na recuperação de pacientes em tratamento e na inclusão de pessoas com deficiência visual e de Síndrome de Down, promovendo o acesso à arte e à produção artística.

Para Marcelo Fonteles, diretor da Agenda Cultural Brasília e idealizador do projeto, a arte atua no alívio do estresse, na percepção de si mesmo e na autorrealização de ver-se expresso na obra finalizada. “Além de trazer benefícios para a saúde, a inclusão cultural traz a descoberta de novas motivações e o desenvolvimento de talentos, dando-lhes vazão”, acrescentou.

A oficina de Papel Machê e de Música serão finalizadas na próxima quarta-feira (27/09), no Hospital de Apoio de Brasília, entre às 15 e 17h, com exposição de artes e apresentação de Canto Coral dos alunos Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV). Já a oficina de Eco Arte será finalizada na Associação DF Down, no sábado (30/09), entre 10 e 12h, com exposição dos objetos de arte produzidos a partir de matéria prima orgânica.

ARTE INCLUSIVA

As oficinas foram ministradas pela artista plástica Lurdinha Danezy e pelo maestro Dudu Oliveira, ambos com vasta experiência em arte inclusiva. Dudu Oliveira é idealizador da Orquestra de Cavaquinhos do DF e do Ponto de Cultura Waldir Azevedo e conduz, há mais de dez anos, aulas de canto coral para pessoas com deficiência visual. Ele também é idealizador e regente do Coral Armorial do DF, formado por artistas cegos ou com baixa visão.

Lurdinha Danezy é artista plástica há mais de 20 anos e participou de exposições nacionais e internacionais. Iniciou sua experiência com arte inclusiva descobrindo o talento de seu filho, o também artista plástico, Lucio Piantino, que tem Síndrome de Down. Já o idealizador e diretor do projeto, Marcelo Fonteles, foi diretor do Instituto Mãos de Arte, que também atendia pessoas com deficiência, após sua saída da Secretaria de Cultura do DF, onde atuava como gerente de gestão de consultores da SUFIC (FAC/LIC)

A 3ª edição do Projeto Arte Ocupa é realizada pela Agenda Cultural Brasília com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

SERVIÇO:

Arte Ocupa – 3ª edição – Finalização das Oficinas Culturais de Artesanato, Música e Artes Plásticas (exposições e apresentação de Canto Coral)

Oficina Papel Machê e Oficina de Música

Local: Hospital de Apoio de Brasília

Data: 27/09 – Horário: 15h às 17h

Oficina Eco Arte

Local: Associação DF Down

Data: 30/09 – Horário: 10h às 12h

Compartilhe este conteúdo: