Surpresa. Curiosidade. Empatia. Esses e outros sentimentos foram despertados nas centenas de visitantes, entre crianças, adolescentes e adultos, que conheceram a exposição Tesouros da Terra – Sementes da Inovação, que cumpriu uma temporada de sucesso em São Paulo. Após impactar cerca de 40 mil visitantes, chegou a vez de Brasília receber o projeto. A exposição é gratuita e tem, como propósito, contar a evolução do agronegócio no Brasil, através dos séculos.

A empatia começa quando percebemos que essa história se inicia no tempo da enxada, onde nossos ancestrais trabalhavam de sol a sol nas colheitas. Com a vinda dos imigrantes, que traziam informações e curiosidades, o mundo agro foi crescendo e hoje a biotecnologia e o drone fazem parte do dia a dia de quem trabalha no campo.

A nostalgia está presente em alguns ambientes, mas também a inovação e a tecnologia. O objetivo é mostrar a realidade do Agro nos dias de hoje, as histórias da agricultura familiar e os avanços no mundo rural como o uso da biotecnologia no campo, os tipos de grãos e a evolução dos maquinários. Moda de viola, cadeira de balanço, trator virtual e um mapa interativo que mostra os cultivos pelo Brasil afora, ao toque de um clique, vão despertando a curiosidade e interesse dos visitantes.

A Tesouros da Terra é uma iniciativa cultural idealizada e produzida pela YABÁ Consultoria, especializada em ESG e conta com o patrocínio, nessa primeira edição, da GDM Genética, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. “Essa fórmula de unir cultura com educação tem dado certo. Mesmo em temas de alta complexidade, como esse, percebemos a aderência e o interesse imediatos do público. Fica fácil aprender e entender como funciona o mundo Agro no Brasil quando você atua com recursos interativos. A Tesouros da Terra ficou sofisticada porque une cultura com educação de forma lúdica. Ela surpreende todos os públicos. Outros setores podem utilizar dessas ferramentas para ampliar o conhecimento de suas marcas em suas regiões de atuação, pois é um formato fadado ao sucesso, comenta, Andrea Moreira, CEO da Yabá, que atua no segmento de sustentabilidade e ESG há mais de 25 anos.

Carreiras no Setor para os jovens

Como a questão da fome no mundo é emergente, este também pode ser o momento de despertar o interesse dos jovens para as carreiras das ciências e agronegócio pois, ao mostrar os avanços da biotecnologia e como é realizado o trabalho dos cientistas e dos profissionais que se dedicam ao campo, a exposição traz também as carreiras disponíveis. Nessa parte da Tesouros da Terra os jovens podem preencher um questionário vocacional e descobrir em qual profissão ele mais se identifica.

A exposição, além de trazer atividades lúdicas, educativas e imersivas, também tem uma função ativista, pois desperta a consciência da sociedade para os desafios da segurança alimentar em 2050 quando, o mundo, de acordo com a ONU, será habitado por 9.7 bilhões de pessoas e haverá a necessidade de aumentar em 60% a produção de comida. “Um dos desafios do agronegócio é aproximar a realidade do campo moderno das grandes cidades. Acredito que, por meio de vivências culturais e projetos temáticos, essa conexão pode ser fortalecida, permitindo que os jovens das capitais conheçam mais sobre o setor e sua importância para o país e contribuam, assim, para o debate dos desafios ambientais hoje e no futuro”, finaliza Andrea.

Serviço
Exposição Tesouros da Terra – Sementes da inovação
Data: até 30 de junho
Horário: 12h às 20h
Local: Shopping Conjunto Nacional
SDN, CNB – Asa Norte, Brasília – DF, 70077-900

Site: https://www.projetotesourosdaterra.com.br/

Sobre a GDM – GDM é um grupo global que pesquisa, desenvolve e comercializa produtos com propriedade intelectual em genética de plantas de cultivos extensivos. Está presente no Brasil há 20 anos e na Argentina desde 1982. Opera em 15 países com 3.400 colaboradores. A GDM apoia o Projeto Tesouros da Terra – Sementes da Inovação via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre a YABÁ Consultoria – Criada em 2013, a Yabá Consultoria é especializada no “S” do ESG, em que os aspectos ambientais, sociais e de governança são estratégicos para a gestão de empresas ou organizações sociais. A sua fundadora Andrea Moreira, mestre em Gestão Humana e Social e profissional com mais de 25 anos na área de Sustentabilidade, dedica-se a integrar temas complexos à projetos artísticos-culturais, levando informação de qualidade e experiências imersivas para diferentes públicos de empresas que destinam parte dos impostos para iniciativas socioculturais. A consultoria customiza projetos culturais alinhando estratégias corporativas, interesses da sociedade às políticas públicas, contribuindo assim para que os impostos sejam utilizados de forma eficaz e com acesso gratuito à população.

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