Coletivo Justina oferece curso de dramaturgia junto com a Federação Brasileira de Teatro

Um dos Cursos Livres que fazem parte da campanha #LevantaDulcina, o curso de Dramaturgia Emergente tem como público-alvo artistas e não-artistas maiores de 18 anos, com valor de RS 60,00. Durante o curso será desenvolvido um ateliê de escrita, levando em consideração a individualidade de cada participante-artista, apresentando técnicas de criação dramatúrgica.

Atrelando prática e teoria, um panorama sobre dramaturgia com foco na descolonização e corpos-pensamentos marcará o curso, buscando uma atividade de escrita em que se compreende o corpo como lugar de pensamento e inspiração para a criação dramatúrgica.

O curso terá atividades com cantos, danças e instrumentos musicais das culturas originárias e afro-brasileiras, propiciando, por meio da experiência artística o contato com outras formas de ver, sentir e expressar o mundo para a busca de uma criação descolonizadora.

O casal, Takaiúna e Pablo Lopes, são os responsáveis pela formação. Takaiuna é mestranda em artes cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia, possui especialista em Políticas Culturales de Base Comunitaria pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO – Argentina e atriz comunitária a mais de 20 anos. Já Pablo é gestor cultural e cientista social.

COLETIVO JUSTINA

Justina é a matriarca da segunda geração pós 1888 – ano que formalmente é abolido a escravidão no Brasil. Vó de Brazimar Rodrigues e bisavó de Takaiúna, Justina batiza o nome desse Coletivo de arte comunitária e ancestral.

Fundado em 2016, o Coletivo Justina tem como prática estética-política, o exercício que cabe em vários segmentos artísticos-culturais. Artesanato, Teatro, Música e Performances são algumas das dinâmicas onde o criar coletivamente se coloca.

Em rede, se articula com artistas e grupos de várias regiões brasileiras e de países da América Latina. Trabalhadoras rurais, professoras aluno e alunas da rede escolar são alguns dos públicos que as ações do Justina impactam.

O Justina está sempre disposto a interagir com novas histórias, novas pessoas que compartilhem o que tem de melhor: o afeto à criação artística.

SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA #LEVANTEDULCINA

Levante Dulcina é uma campanha de financiamento coletivo, visando a reestruturação física e financeira da Fundação Brasileira de Teatro – FBT, com a quitação de dívidas e a revitalização do Complexo Cultural Dulcina de Moraes, localizado no centro de Brasília – DF.

Com a pandemia o complexo cultural, que abriga também Sala Conchita, Galeria de Artes Dulcina de Moraes, além de estúdios de fotografia e som, entre outros espaços de ensino, criação e realização artística e cultural, está fechado por tempo indeterminado.

Tivemos um aumento significativo no trancamento de matrículas e na inadimplência das mensalidades da faculdade, tornando a situação financeira ainda mais difícil.

A FBT preserva o acervo com registros, documentos, objetos, cenários e figurinos, itens que compõe patrimônio cultural tombado pelo GDF. É um palco de resistência, que busca se reestruturar para voltar a ser um polo de apresentações culturais e educação profissionalizante de artes.

Serviço:

Dias: aos sábados, de 08 a 29/08.
Horários: de 10h às 12h
Valor: RS 60,00.
Quantidade de vagas: 20.
Pré-requisitos: Ter um e-mail Gmail.
Plataformas: Google Sala de Aula e Google Meet.
Inscreva-se pelo link https://bit.ly/2ZAbksH

Compartilhe este conteúdo: