Espetaculo de Dança “Mulheres Visíveis: Uma entrega pra você”

Espetáculo de dança no metrô do Distrito Federal fará 300 apresentações com intuito de sensibilizar pessoas sobre violência contra as mulheres

Até o dia 1º de setembro, o metrô do Distrito Federal será palco do projeto MULHERES VISÍVEIS: UMA ENTREGA PARA VOCÊ.   A proposta compreende apresentações de dança com o objetivo de promover a sensibilização sobre a violência contra a mulher no espaço público do Distrito Federal. As estações Feira, Guará, Arniqueiras, Águas Claras, Taguatinga Sul, Concessionárias e Praça do Relógio, vão receber 300 performances em 14 dias.

A idealizadora do projeto, Maria Antonieta Vilela, explica que a proposta é inspirada na obra “Invisíveis Marias – Histórias além das quatro paredes”, da juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Rejane Jungbluth Suxberger. O livro conta histórias reais de violência doméstica que remontam os fracassos, as insuficiências, os poucos êxitos, os esforços, e uma série de dramas que passam desapercebidos a quem desconsidera desde os gritos da vizinha até o pedido de socorro em forma de processo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, em 2019, foram registrados mais de 16 mil casos.

O projeto tem financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e deve contemplar 300 pessoas de forma direta, e outras 1200 pessoas de forma indireta. As performances serão realizadas na forma de uma “entrega de dança”. As pessoas que aceitarem “receber” a perfomance, poderão acompanhar a apresentação com um fone de ouvido que, em vez de música, terá uma narrativa de violência doméstica do livro “Invisíveis Marias”.

Segundo Maria Antonieta, o objetivo é sensibilizar o espectador para situações de violência contra a mulher por meio das danças apresentadas. Esperamos a partir das performances, mover pensamentos nos espetadores sobre suas posturas diante de situações de violência contra a mulher, além de disseminarem sua experiência com a arte, multiplicando os resultados do projeto em suas redes de sociabilidade”, disse.

Biografia

Maria Antonieta Vilela Mendes é mestranda em Artes da Cena – UFG Universidade Federal de Goiás (Estudos Transversais em Teatro, Dança e Direção de Arte – turma 1/2022); Pós-graduada – UFBA Universidade Federal da Bahia (Estudos Contemporâneos em Dança – 2008). Faculdade de Artes do Paraná – Bacharelado e Licenciatura em Dança (2003). Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Bacharelado e Licenciatura em Educação Física (2003). Escola de Danças do Teatro Guaíra (Curitiba-PR) – Curso técnico que forma bailarino para corpo de baile (1999). É professora de dança e coreógrafa desde 1999.

Mais fotos:
https://instagram.com/umaentregaparavoce?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Fotos por: Nityama Macrini

Compartilhe este conteúdo: