Instituto Neoenergia lança edital de fomento à cultura na próxima quinta-feira (27/04)

Evento online com a presença de Xênia França e Cláudia Leitão marca a abertura das inscrições

 

O programa de editais Transformando Energia em Cultura será lançado dia 27 de abril, de 18h às 19h em live no canal do Youtube da Neoenergia e no perfil oficial do Instituto Neoenergia.  O encontro contará com a presença da cantora e compositora Xênia França e Cláudia Leitão, professora da UECE e sócia da Tempo de Hermes Projetos Criativos Ltda. Será uma oportunidade de aproximação e troca de experiências com gestores culturais e para os interessados conhecerem o programa e esclarecerem suas dúvidas de como realizar a inscrição. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Neoenergia e distribuidoras da Neoenergia dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo e do Distrito Federal.

Viabilizado por meio das leis de incentivo estaduais, o programa é destinado a pessoas jurídicas, como produtoras e organizações socioculturais. Seu objetivo é incentivar projetos que realizam ações voltadas, principalmente, para a inclusão social de jovens, crianças e mulheres, além de promover a valorização da cultura local, suas origens, tradições e influências. Em concomitância ao aporte financeiro, as organizações selecionadas são acompanhadas ao longo de todo período de vigência do edital, em ações de capacitação, que visam o aperfeiçoamento da gestão das instituições, e em ações de aproximação entre projetos, criando uma rede de trocas e oportunidades, essencial para o fortalecimento da cultura local. Em cada estado e no DF, os editais apresentam critérios específicos, seguindo o regramento de cada lei de incentivo.

Além do aporte financeiro, os projetos apoiados pela lógica de investimento social privado, são acompanhados durante a execução de toda a iniciativa, recebendo também oportunidade de informações e conhecimentos sobre a Agenda 2030 da ONU, assim como a possibilidade de ampliarem oportunidades de formação de redes.

“Nosso objetivo é selecionar projetos que dialoguem com as metas da Agenda 2030 da ONU, apresentando como a cultura pode contribuir para o desenvolvimento sustentável. O período de inscrição de projetos irá acontecer entre os dias 27 de abril e 19 de maio e podem participar microempreendedores individuais e organizações sem fins lucrativos com atuação no campo da cultura dos estados contemplados pelo edital”, explica Renata Chagas, Diretora do Instituto Neoenergia.

Em 2022, o edital contemplou 43 projetos socioculturais na Bahia, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, somando mais de R$ 7 milhões de investimento.

 

Serviço

Edital Transformando Energia em Cultura

Inscrições entre os dias 27 de abril e 19 de maio às 18h

Para conhecer o regulamento de cada localidade e se inscrever, os interessados deverão acessar o site do Instituto Neoenergia, a partir do dia 27/04, em www.institutoneoenergia.org.br 

Os recursos para cada localidade variam, de acordo com o orçamento de cada distribuidora da Neoenergia e o valor disponível na respectiva lei de incentivo à cultura. Para essa e outras informações, como o regulamento do edital, acesse o site.

 

O Instituto:           

O Instituto Neoenergia, que integra o investimento social privado da Neoenergia, tem o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030.

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo: