MITOLOGIAS AFRICANAS, INDIGENAS E AFRO-BRASILEIRAS NAS ESCOLAS DE CEILANDIA.

Você conhece o significado de mitologia? A Mitologia é o estudo de mitos, lendas e a apresentação dos mesmos em alguma cultura. Mitos são histórias populares ou religiosas complexas, com vários pontos-de-vista das pessoas que viviam na época em que os mitos foram criados.

No mês da consciência negra o Projeto “AFRINs EnCena, um espetáculo cênico/virtual e com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), coloca em prática o projeto que nasceu em sala de aula, idealizado pela professora Daniela Santos (docente em Arte da SEEDF), e doutoranda (UniRio).

 Inspirado nas mitologias africana, afro e indígena brasileira a peça Teatral Cosmogonias Afrins será apresentada em dez escolas públicas da RA de Ceilândia, as quais serão direcionadas aos  estudantes que estejam cursando do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, além de toda comunidade escolar com o intuito de apresentar o contexto do AFRINs, bem como promover o debate e a troca de experiências sobre a inserção de uma perspectiva cultural não hegemônica em sala de aula, em especial, através da Arte-Educação.

O espetáculo cênico/virtual é representado nas mitologias do grupo AFRINs, guiado pelas seguintes culturas:

➢ Macua (africana): descendente do povo Banto, originário de Moçambique e Tanzânia, o povo macua lidera a maior parte da zona norte de moçambicana, considerado o maior grupo étnico da região.

➢ Iorubá (Afro): um dos maiores grupos étnicos da África Ocidental, vivem em uma grande área do continente africano. O termo Iorubá é, na verdade, um termo genérico, aplicado a diversas populações que estão ligadas entre si por uma mesma história e cultura.

➢ Desana (Indígena): nação vive às margens do Rio Uaupés e seus afluentes, integram atualmente dezessete etnias, muitas das quais vivem também na Colômbia, na mesma bacia fluvial e na bacia do Rio Apapóris, cujo principal afluente é o Rio Pira-Paraná.

Para maiores informações nos sigam no Instagram: @afrins_encena ou entre em contato nos telefones: Daniela (61) 99690-8357 ou Lilian (61) 98436-4667.

Compartilhe este conteúdo: