Nada melhor que a música para iluminar nossos sonhos de um ano melhor, mais sereno, afetivo e inclusivo. O CCBB e a Orquestra de Câmara de Brasília têm a honra de apresentar um roteiro que percorre o popular e o erudito; o festivo e o reflexivo.

Noites de Luz CCBB – Concertos musicais da Orquestra de Câmara de Brasília sob a regência do Maestro Cláudio Cohen.

A orquestra executará músicas com arranjos que renovam os valores de obras clássicas

*A entrada é gratuita mediante a doação de alimentos não perecíveis*

O Centro Cultural Banco do Brasil e a Orquestra de Câmara de Brasília sob a regência do Maestro Cláudio Cohen têm o prazer de oferecer um inesquecível conjunto de concertos, que percorrem o popular e o erudito, o festivo e o reflexivo.

Toda música é reflexo de uma época. Porém, há músicas que são eternas! Nos emocionam, nos enternecem e nos fazem sentir mais próximos uns dos outros. O final do ano é um momento de alegria e confraternização. Nada melhor que a música para iluminar nossos sonhos de um ano melhor, mais sereno, afetivo e
inclusivo.

O Noites de Luz CCBB prepara para o público uma experiência incrível, onde a luz e a música criam um ambiente de emoção que irá sensibilizar os espectadores, após longo período de afastamento da convivência presencial e artística. Na cenografia será utilizada iluminação cênica e desenho de luz especialmente concebido para o projeto, em sintonia com os temas e o roteiro musical proposto.

O projeto tem concepção artística e regência do Maestro Cláudio Cohen, que em sua curadoria priorizou como fio condutor a linguagem clássica, trazendo à luz a temática das celebrações do final de ano. O repertório incluirá clássicos que vão desde os tradicionais temas em celebração ao Natal, passando pelos clássicos
universais de Tchaikovsky, Johann Strauss e Debussy; clássicos do cinema e temas infantis, além de um mergulho no imaginário musical do violeiro caipira e do Brasil
do interior.

As músicas “Valsa das Flores” da Suíte “O Quebra Nozes” de Tchaikovsky e “O cisne” de Camille Saint Saëns, serão acompanhadas de bailarinos sob a coreografia de Gisèle Santoro.

As 04 (quatro) sessões programadas anunciam grandes emoções para os espectadores, desde a chegada do público ao foyer do CCBB, onde serão recebidos com música ambiente, preparando a experiência que acontecerá dentro do teatro, em percurso remetendo as luzes tão presentes nesta época do ano. Ao adentrar o
teatro, um roteiro que contempla um número especial será tocado por harpista. O espetáculo será conduzido e narrado pelo próprio Maestro.

Os Concertos terão duração aproximada de 1h, contemplando um repertório em torno de 14 composições que serão apresentadas ao público em 04 sessões presenciais. As apresentações acontecerão nos dias 22/12 em sessão dupla às  18h e 20h; no dia 23/12 às 18h e no dia 24/12 às 16h. A entrada é gratuita, mediante retirada prévia de ingressos. Além de formar plateia para a música  instrumental e realizar campanha para coleta de alimentos que serão doados ao Instituto Barba de Rua, instituição que cuida de pessoas em situação de rua, o
projeto atua na modalidade slow paper, dedicado 100% sob as prerrogativas de sustentabilidade, realizando a produção e divulgação exclusivamente por meios digitais.

PROJETO ARRECADARÁ ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS
O projeto tem um forte componente humanitário; será solicitada a doação de alimentos não-perecíveis como ingresso para o concerto, que serão distribuídos pelo Instituto Barba na Rua para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos serão arrecadados na entrada do espetáculo.

Cláudio Cohen – Regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Cidadão Honorário de Brasília, o Maestro e violonista Cláudio Cohen é um grande criador contemporâneo da música clássica, durante a pandemia adaptou-se e topou o desafio de criar atividades inovadoras junto com a orquestra, que vem movimentando a cena erudita por meio de iniciativas inéditas. Por sua grande
influência no cenário da música clássica brasiliense, a trajetória artística do maestro está fortemente conectada à história da música erudita contemporânea na região, nacional e internacionalmente. O Maestro já atuou como artista convidado em mais de 30 países dentre os quais: EUA, México, Áustria, Alemanha, Portugal,
Espanha, Polônia, Finlândia, Hungria, Itália, China, Japão, Argentina, Chile, Moçambique, Catar e em todo o território brasileiro.

Orquestra de Câmara de Brasília
Formada por músicos com o mais alto grau de excelência e performance, a Orquestra de Câmara de Brasília vem atuando no cenário da Música Clássica e de eventos desde a década de 1990. Neste período dezenas de concertos foram realizados e a qualidade da Orquestra e de seus músicos foi sempre reconhecida
pelo público e crítica.

Inspirado nos clássicos “Candlelight Concerts”, com enfoque nas memórias afetivas e ludicidade, os figurinos, elementos cenográficos e as luzes que terão predominância no projeto, criam atmosfera acolhedora, que propicia uma experiência de conforto, remetem às estações do ano e as passagens do tempo e da vida, o céu de Brasília, trazendo a essência e as origens das celebrações de encerramento dos anos, perpassando por grandes clássicos brasileiros e internacionais.

PROGRAMA – ROTEIRO MUSICAL

Leroy Anderson – Sleigh ride (2:40)
Johann Strauss – O Danúbio Azul (5:00)
Tchaikovsky – Valsa das Flores (7:00) (Participação Bailarinas Gisèle Santoro)
Caipiríssima (8:00)
Astor Piazzolla – Adios Nonino (4:40)
Piazzolla – Oblivion (4:00)
Debussy Clair de Lune (4:30)
Coletânea Disney (5:00)
Balão Mágico (5:00)
Saint Saens – O Cisne (3:00) (Participação Bailarinas Gisèle Santoro)
Ennio Morricone – Cinema Paradiso (5:30)
E. Morricone – the good, the bad and the ugly (4:00)
John Williams Trilogy (5:20)
Christmas Medley (7:30)

Sleigh Ride – Leroy Anderson
Composta por Leroy Anderson entre 1946 e 1948. As gravações originais eram versões instrumentais. A versão orquestral foi gravada pela primeira vez em 1949 por Arthur Fiedler e a Boston Pops Orchestra. As letras, sobre andar de trenó e outras atividades divertidas de inverno, foram escritas por Mitchell Parish em 1950.

O Danúbio azul – Johann Strauss
A valsa mais popular de todos os tempos. Johann Strauss II a compôs a partir de um poema de Karl Isidor Beck, que se encerrava com o verso “às margens do Danúbio, o belo e azul Danúbio”. Embora o Danúbio não passasse pela cidade de Viena e Beck se referisse ao Danúbio de sua cidade natal, Baja, na Hungria, a quatrocentos quilômetros de distância, a ideia de um “rio azul” servia como ideia luminosa e alegre no inverno.

Quebra-Nozes – Valsa das Flores – Pyotr Ilitch Tchaikovsky
O Quebra-Nozes é uma das composições mais conhecidas de Tchaikovsky tendo algumas de suas mais memoráveis melodias. A Valsa das Flores é uma das peças mais conhecidas desse balé. A história encena uma véspera de Natal e a ilusão se faz presente no ambiente. Uma menina e seu irmão esperam viver uma noite mágica. Ao chegar ao salão, algo os surpreende, uma árvore de Natal iluminada e cheia de brinquedos e guloseimas. O excêntrico padrinho das crianças havia construído um fabuloso castelo, onde elegantes cavalheiros e damas passeavam e
dançavam.

Clair de lune – Claude Debussy
Clair de lune é o terceiro movimento da Suite bergamasque, composta em 1905 por Claude Debussy, tornando-se um dos maiores ícones da música erudita de todos os tempos. O nome vem de poemas do francês Paul Verlaine. O título do terceiro movimento de Suite bergamasque é retirado do poema “Clair de lune”.

O Carnaval dos Animais – Camille Saint-Saëns
O Carnaval dos Animais, em francês, “Le Carnaval des Animaux”;, é uma peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns composta em fevereiro de 1886 e formada por 14 movimentos – 13 descritivos às personagens e o “Finale”. Cheia de referências a outros compositores, a obra foi publicada apenas após a sua morte, com exceção do movimento 12º, ‘O Cisne’;, momento em que o
violoncelo toca sobre as harmonias dos pianos. A Morte do Cisne foi coreografada
por Mikhail Fokine em 1905 como uma “Pièce d’occasion”; para a bailarina Anna
Pavlova.

“Adiós Nonino”; – Astor Pantaleón Piazzolla
Compositor, virtuose do bandoneón e arranjador, Piazzolla foi inicialmente considerado controvertido, mas depois teve um sucesso estrondoso. Revolucionou o tango criando um novo estilo, chamado de Nuevo Tango, por incorporar elementos do jazz e da música clássica, e também pelo uso de extensas
harmonias, dissonâncias e de contraponto.
Escrita em 1959, poucos dias após a morte de seu pai, “Adiós Nonino”; é uma das obras mais sentimentais de Piazzolla. Nonino (Avôzinho) era o apelido com que o compositor chamava carinhosamente seu pai.

Oblivion – Astor Pantaleón Piazzolla                                                                                                               Composta em 1982. Embora de linguagem mais tradicional, se comparada a outras obras do autor, é muito requintada em seu melodismo e orquestração. A peça carrega elementos melancólicos, com temas poucos contrastantes.

Cinema Paradiso – Ennio Morricone
Produção cinematográfica que retrata os anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília. A trilha sonora composta por Ennio Morricone acrescenta tons de melancolia ao filme. A música de “Cinema Paradiso” é marcante por ter uma delicadeza única, entregando faixas emocionantes, que
intensificam os momentos mais emotivos do filme. Andrea, filho do compositor, junto com Morricone, compuseram a icônica música de amor presente na sequência final do longa, levando o público às lágrimas.

The Good, the Bad and the Ugly – Ennio Morricone
Tema principal do filme “Il buono, il brutto, il cattivo”, no Brasil: “Três homens em conflito”; épico de spaghetti western de 1966, dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood. O tema principal, que se assemelha ao uivo de um coiote (que se mistura ao uivo de um coiote real na primeira cena após os créditos de
abertura), é uma melodia de duas notas que é um motivo frequente, e é usada para os três personagens principais.

#CCBBemCasa
Os Centros Culturais Banco do Brasil – BH, DF, RJ e SP apresentam conteúdos exclusivos da sua programação no site bb.com.br/cultura. Visitas guiadas, catálogos, detalhes das exposições e atividades educativas estão disponíveis na tela do seu computador ou celular. Shows e apresentações podem ser vistos no
Youtube do Banco do Brasil.

Para quem prefere ficar em casa, haverá uma transmissão da apresentação da Orquestra de Câmara de Brasília sob a regência do Maestro Claudio Cohen no canal do YouTube do Banco do Brasil no dia 25/12 às 16 horas, e o
concerto ficará disponível até às 24 horas do dia 26/12.

Ficha técnica:
Cláudio Cohen – Apresentação e regência
Orquestra de Câmara de Brasília – Quinteto de Cordas, harpa e percussão
Michele Milani – Produção Executiva
Jones Abreu Schneider – Cenografia e Figurino

Rodrigo Lélis – Cenografia e Iluminação
Max Lage – Assessoria de Imprensa
Mica Braga – Redes Sociais

Noites de Luz CCBB
Serviço:
Teatro – Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 2 – Brasília/DF
Tel: 61 3108 7600
De 22 a 24 de dezembro de 2021
22/12 – 18h e 20h
23/12 – 18h
24/12 – 16h
Online no YouTube do Banco do Brasil
25/12 – 16h disponível até às 24h do dia 26/12
Classificação indicativa: Livre
“Ingressos esgotados”
Entrada: Gratuita, mediante doação de 1Kg de alimento
Arrecadação na porta do teatro

CCBB Brasília
Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. SCES Trecho 2 – Brasília/DF – Tel: (61) 3108-7600 – E-mail: ccbbdf@bb.com.br Site: bb.com.br/cultura
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Youtube/ Bancodobrasil

 

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