Espetáculo traz inovações pela mistura de linguagens do cinema e do teatro , com bonecos máscaras e projeções para encenar contos do mineiro Murilo Rubião, um dos pioneiros da literatura fantástica no Brasil.

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe, de 10 a 27 de outubro, o espetáculo “O Pirotécnico Zacarias”, do consagrado Grupo Giramundo. A montagem dialoga e experimenta as linguagens do teatro e do cinema, apresentando 5 adaptações de contos de Murilo Rubião, considerado um dos mais significativos escritores da literatura fantástica no Brasil.
O espetáculo é resultado da nova vertente de trabalho do grupo mineiro, que após mais de 30 anos atuando especificamente como um grupo de teatro passa a promover ações como a formação de um núcleo multimídia experimentador de uma cena de animação, convivendo com bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas que originaram neste mais recente espetáculo do grupo, poderá ser visto no trabalho inédito na Capital.
A dramaturgia foi construída a partir da costura dos contos “O Pirotécnico Zacarias”, “O Ex-Mágico da Taberna Minhota”, “Teleco, o Coelhinho”, “O Bloqueio”, “Os Comensais”, todos interligados pela figura central de Zacarias, protagonista do espetáculo. Uma fábula sobre o homem contemporâneo, um herói Muriliano que, mesmo sendo mágico, é incapaz de mudar a realidade, ou mesmo de compreender sua posição nela.
“Os contos de Murilo Rubião são surpreendentemente contemporâneos e importantíssimos para a cultura brasileira. À medida que realizamos as adaptações e experimentações para construção do espetáculo, percebemos que eles vão ficando cada vez mais eloquentes e que possuem traços cinematográficos fortes. Por isso, enxergamos não só a necessidade, mas também a importância em trazer vida à obra de Rubião.”, conta o diretor Marcos Malafaia.
::Cem anos de Murilo Rubião::
Murilo Rubião é considerado um escritor muito misterioso. Reconhecido por sua importância para a literatura brasileira com obras autônomas e originais e pelos seus temas e recursos literários foi considerado um mestre em fazer o absurdo penetrar na realidade cotidiana
Admirador de Machado de Assis, apreciador de contos de fadas e fábulas, estudioso da literatura fantástica europeia, da mitologia grega e da Bíblia, o autor inicia sua produção no início dos anos 40 e publica seu primeiro conto em 1947, sendo acolhido de modo discreto pela crítica. Desarticulado dos movimentos literários brasileiros e da produção latino americana do “realismo fantástico” ou “realismo mágico”, Rubião antecede Borges, Cortázar e Gabriel Garcia Marquez, urdindo uma obra suspensa, desprendida de seu contexto e descolada de tradições estilísticas.
Perfeccionista, preferiu reescrever seus textos à exaustão do que publicar uma obra extensa. Assim, ao longo de toda a sua vida, selecionou apenas 33 contos para serem lançados em livros.
::Sobre o Grupo Giramundo::
O Giramundo foi criado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. O grupo montou 34 espetáculos teatrais, construindo acervo próximo de 1500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentaram o boneco em múltiplas formas, criando um variado panorama técnico e expressivo do teatro de bonecos. Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores imprimiu no grupo o rigor metodológico e atenção estética no planejamento de seus bonecos e espetáculos. Hoje, o Giramundo se transforma: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para um núcleo multimídia, experimentador de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais.
FICHA TÉCNICA:
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Ministério da Cidadania e Centro Cultural Banco do Brasil
Direção geral e roteiro adaptado: Marcos Malafaia
Assistência de direção: André Martins
Coordenação de produção: Carluccia Carrazza
Direção de atores: Epaminondas Reis
Atores marionetistas: Antônio Rodrigues, Beto Militani, Camila Polatscheck e Fabíola Rosa
Trilha sonora: Gabriel Guedes, Max Lehmann e Andre Martins
Cenografia: Marcos Malafaia e Daniel Bowie
Luminotécnica digital: Bruno Cerezoli e Tom Alonso
Design de iluminação: Marcos Malafaia e Rodrigo Cordeiro
Assessoria de comunicação: A Dupla Informação
Assessoria de imprensa local: Tato Comunicação
Cantoras: Laura Catarina, Mariana Cavanellas e Coral Sampaio
Vozes: André Martins, Antônio Alonso, Antônio Rodrigues, Epaminondas Reis, Isabella Michelline, Lis Malafaia, Marcos Malafaia, Mário Apocalypse e Ulisses Tavares
Cenotécnica: Rodrigo Cordeiro, Alexandre Figueiredo e Alexandre Galvão

SERVIÇO
O Pirotécnico Zacarias – Grupo Giramundo
De 10 a 27 de outubro
De quinta a sábado, às 20h
Domingo, às 19h30
Local: Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB)
Ingressos* para espetáculos no Teatro: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia entrada e clientes BB com Ourocard)
Vendas na bilheteria do CCBB e também no site www.eventim.com.br
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: 61 3108-7600
Ci – 16 anos
E-mail: ccbbdf@bb.com.br Site: bb.com.br/cultura
Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia : twitter.com/CCBB_DF : www.instagram.com/ccbbbrasilia
Confira mais informações no site: bb.com.br/cultura

Compartilhe este conteúdo: