O espetáculo infantil da Cia Burlesca traz à cena o palhaço Seu Cocó, interpretado por Pedro Caroca sob a direção de Mafá Nogueira. No seu primeiro concerto de violino, Seu Cocó é surpreendido pela presença indesejada de uma mosca, que atrapalha o número musical tão planejado e cuidadosamente preparado para o público. Trava-se então uma batalha com o inoportuno inseto e sua personalidade. Mesmo abalado, o palhaço não desiste e segue até o último compasso, a última nota, o último zumbido.

Além de zombar de si mesmo, o ator brinca com a figura do músico concertista, tipicamente sério, virtuoso e concentrado. Aqui a postura, a afinação, a elegância e a erudição dos grandes violinistas são satirizadas para expor a fragilidade do instrumentista. 

O Violinista Mosca morta nasce em uma oficina de criação de números ministrada pelo ator, diretor e palhaço José Regino. O número partiu da vontade do intérprete Pedro Caroca em colocar seu estudo de violino em cena, e tomar partido de suas características pessoais, como ser metódico, perfeccionista e organizado, para as desconstruir e as tornar risíveis. Além de trazer à cena a linguagem do teatro físico, por meio da palhaçaria pantomímica, um desejo do ator desde sua participação na oficina de verão do Lume Teatro de Campinas em 2016. 

A mistura de linguagens apresentada pelo espetáculo reforça as escolhas estéticas construídas pela Cia Burlesca ao longo de seus 10 anos de atuação. Seu Cocó é fruto de pesquisa e prática nos terrenos da música, teatro, contação de história e palhaçaria. A criação dentro da companhia é marcada por estudo e construção coletiva. Dessa forma o intérprete leva para a cena uma produção que foi e continua sendo cuidadosamente acompanhada pelo diretor e pelos demais componentes do grupo. 

A escolha pela palhaçaria, do teatro físico e de uma dramaturgia sem palavras como linguagem cênica, se fez também para ampliar o alcance de público, possibilitando a fruição por diferentes tipos de audiências, independente da língua, da cognição e da condição auditiva. 

O Violinista Mosca Morta estreou em abril de 2019, dentro da programação do 9º Festival de Teatro de Ubá, em Minas Gerais, e recebeu indicação ao prêmio de melhor ator e melhor de direção de espetáculo infantil. Em junho do mesmo ano realizou curta temporada no Teatro do Brasília Shopping. No mesmo mês participou do 7º Festival Cultural no Gama-DF e da Abertura do Recital de Violino na Escola de Música de Brasília. Em agosto participou do Festival de Arte e Cultura do ConectaIF.


FICHA TÉCNICA

Direção: Mafá Nogueira
Atuação e Concepção: Pedro Caroca
Direção musical: Ana Paula Lima e Mafá Nogueira
Produção: Julie Wetzel
Figurino e Maquiagem: José Regino e Pedro Caroca
Iluminação: Jullya Graciela
Fotos: Lúcio Gomes e Carol Cadinelli
Registro audiovisual: Janelson Ferreira
Arte gráfica: Nara Oliveira

ACONTECE NO MUSEU:
REALIZAÇÃO:
Villa-Lobos Produções
Andre Trindade

APOIO:
Museu Nacional dos Correios
Correios
Agenda Cultural Brasília
Trupe Do Cerrado

O VIOLINISTA MOSCA MORTA! PROGRAMAÇÃO KIDS NO ACONTECE NO MUSEU!! TUDO DE BOM!!!
CIA BURLESCA

06/10 - DOMINGO
16 HORAS
DURAÇÃO 40 MIN
TEATRO KIDS E PARA TODA FAMíLIA
INGRESSOS A R$ 15,00 E R$30,00
LOCAL – TEATRO MUSEU CORREIOS BRASÍLIA – SETOR COMERCIAL SUL QUADRA 04 BLOCO A
CRIANÇAS ATÉ 04 ANOS NÃO PAGAM
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE
PARA TODA FAMÍLIA


COMPRE ANTECIPADAMENTE PELO SYMPLA;
https://www.sympla.com.br/o-violinista-mosca-morta-programacao-kids-teatro-para-toda-familia-no-acontece-no-museu__649554
Compartilhe este conteúdo: