Sarau virtual reunirá cinco poetas de Brasília

Um encontro virtual reunirá, na próxima sexta-feira (16/07), às 20 horas, uma poetisa e quatro poetas brasilienses para um sarau virtual imperdível, que marcará o lançamento de seus livros inéditos. O evento entre os amigos poetas de longa data Sandra Araújo, Nelson Carvalho, Tiago De Carvalho, Alessandro Eloy Braga e Gustavo Rabelo consistirá num sarau e numa conversa poética na qual falarão sobre suas obras mais recentes. Abaixo você pode conhecer desde já um pouco de cada uma delas.

Sandra Araújo lança o seu segundo livro de poemas, PLANO PILOTO, um relato lírico e sensível daquilo que é a essência de um eu-lírico feminino que nasceu e vive em Brasília, mas que também vivenciou outras experiências algures no Brasil. São versos que mostram como a moderna capital, tão jovem, já foi capaz de deixar marcas profundas na personalidade daqueles que são os filhos de suas primeiras gerações, incluindo um olhar maduro sobre suas influências e origens e nas múltiplas manifestações culturais brasileiras que formaram a sua própria personalidade e a personalidade brasilense. Há neste livro, em seus 44 poemas e 01 texto em prosa, uma linguagem leve e contemporânea, o olhar sobre lugares tradicionais, a experiência de hábitos comuns, a experiência da pluralidade religiosa, a experiência de uma atitude cosmopolita, a valorização de Brasília e do Brasil, as influências dos elementos urbanos na formação da personalidade do brasiliense e as inquietações existentes nos que habitam e vivem numa cidade moderna, mas que ainda transita entre o provinciano e o cosmopolita, e num país multicultural. Neste sentido, o livro PLANO PILOTO torna-se também é um registro histórico de uma geração de brasilienses que contribuíram para o estabelecimento de uma identidade cultural para a capital. É um registro feito sob o olhar feminino apurado de uma poetisa que sabe captar os pormenores comportamentais e emocionais e experiências de uma geração de brasilienses e, como todo bom poeta, personifica-os na forma de um eu-lírico sensível ao seu tempo histórico e aos frutos que o ambiente psicológico de Brasília provoca no íntimo de uma parcela de seus habitantes.

Nelson Carvalho presenteia o público da capital federal com SONETOS, quarto livro de poemas do poeta, contista e romancista Nelson Carvalho, um paulista que firmou raízes em Brasília desde sua adolescência. O livro apresenta 100 sonetos que resgatam uma tradição poética marcada por versos decassílabos, trabalho rítmico e musicalidade oriundos da métrica e do uso de rimas. Apesar do uso de formas livres em seus três livros anteriores, Nelson Carvalho estabelece, neste novo livro SONETOS, uma profícua junção entre a tradição camoniana, o espírito existencialista e crítico dos modernistas e as temáticas contemporâneas que emergem de sua rotina de vida entre as pessoas, nos shoppings, pelos cafés e as ruas da cidade de Brasília. A importância desta obra revela-se no tratamento dado a esses temas contemporâneos e existenciais, sob uma poética de raízes clássicas, as quais não devem se perder na contemporaneidade. O esmero no trabalho de construção de sonetos, esta engenharia poética, poderá, com esta obra, ser passado a gerações de brasilienses e brasileiros. Assim é, que este poeta de Brasília mistura, em seu eu-lírico sentimentos locais, reflexões sobre a vida, sobre as relações do ser humano da figura de Deus, o sentimento amoroso e os motivos para se escrever poesia, oferecendo um livro de poemas maduro, com significativa qualidade literária e estética, escrito por um poeta premiado, de larga experiência na poesia e na prosa.

Tiago De Carvalho, poeta e dramaturgo, comemora a publicação POEMAS DE IMITAÇÃO E DE FAVORES DOS AMIGOS E POETAS. O livro apresenta 40 poemas autorais e originais separados em quatro partes temáticas. A primeira parte aborda a lírica-amorosa; a segunda parte aborda as relações humanas como a amizade e os laços familiares; a terceira parte aborda as angústias diante do mundo histórico e contemporâneo; a quarta parte aborda influências literárias e históricas e intelectuais significativas para o poeta e faz uma homenagem a grandes poetas brasileiros, revisitando-os de forma satírica, picante e bem-humorada, mas sempre na forma de um tributo à importância destes grandes escritores que são referência para o poeta Tiago De Carvalho. A forma livre do verso remete às propostas formais da poesia modernista, a qual exerce grande influência sobre o autor, especialmente aquela de autoria de Oswald de Andrade, Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto, além de influências de cronistas como Nelson Rodrigues e Rubem Braga e ainda outros poetas tais como Gregório de Matos, Gonçalves Dias e Ariano Suassuna.

Alessandro Eloy Braga publica sua terceira obra poética: CONJUGAÇÕES DO VERBO AMAR. No livro, ele resgata e reafirma a proposição defendida por poetas anteriores como Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes de que o AMAR é o bem mais precioso do ser humano, é a ação mais importante e mais essencial e necessária para a construção de uma sociedade pacífica e humanizada, compreendendo que, como afirmou Drummond, em seu livro Claro Enigma: “Eis o nosso destino: amar sem conta”. São 43 poemas que recuperam nuances, valores e virtudes do amor em concepções que transitam do romântico ao contemporâneo, em meio a tempos de reificação e secularização dos indivíduos, de narcisismo, individualismo, promiscuidade e relações superficiais e imediatistas.

Gustavo Rabelo apresenta seu CAMBAIO, um livro que traz a público mais de vinte poemas inéditos e que ainda resgata poemas dos seus dois primeiros livros: Antologia do acaso (1999) e Inventário (2001), ambos já esgotados e indisponíveis. Assim, este quarto livro de Gustavo Rabelo é também um resgate dos primeiros poemas, revisitados e revisados para serem ofertados, definitivamente, ao público do Distrito Federal. A principal temática dos poemas é a lírica-amorosa, mas também são contemplados temas ligados a questões existencialistas e poema cujo assunto é a cidade de Brasília. Gustavo Rabelo explora discussões acerca do amor, das relações pessoais e da paixão sempre envoltas em uma sutil e ingênua sensualidade, a qual é característica de sua sinestésica e lúdica obra poética. Seus poemas apresentam um trabalho estético bastante original, principalmente pela linguagem marcada pelo jogo e a brincadeira com o som e a escrita das palavras. CAMBAIO é um livro que valoriza as influências estéticas, ideológicas, sensoriais e emocionais recebidas do Romantismo e do Simbolismo brasileiros e ainda pela arquitetura e o ambiente psicológico de Brasília, onde reside e onde sempre viveu o poeta.
A publicação de todas as obras mencionadas foi viabilizada pelo apoio do Fundo de Arte e Cultura (FAC-DF).
Respeitando as limitações que o contexto de pandemia nos impõe, o evento será totalmente virtual e a vantagem é que você pode participar dessa confraternização onde quer que esteja, basta acessar o link do evento na hora marcada e poderá vivenciar com eles esse momento de especial emoção.

SERVIÇO
Data do lançamento: 16/07/2021 (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Link para participar do evento: https://www.youtube.com/watch?v=uZ_ZP60nZs
Evento gratuito e sem limitação do número de participantes.
Websites das Editoras para maiores informações e aquisição das obras:
www.coelhosdaselvaeditores.com.br
www.tantomareditores.com

Compartilhe este conteúdo: